Espinhela caída


Semana passada falava com minha mãe sobre uma dor forte que estava sentindo no meio do peito, juntamente com um cansaço sem motivo aparente e um desânimo exorbitante. Após a consulta com a sabedoria antiga que ela carrega, me deu o diagnóstico, espinhela caída. Até me lembro mesmo de algo assim na minha infância, as vizinhas um pouco distantes, mas vizinhas, faziam um tipo de reza para quebranto e espinhela caída, entretanto eu nunca havia precisado e nunca procurei me aprofundar no assunto, mas ficou vagando na memória.
Pesquisando aqui com meus botões e minhas teclas achei até algumas coisas que vou partilhar com vocês:
Google

 “Não falta à descrição de doentes de espinhela caída, "dos quais eu curava com levantar a espinhela". É doença considerada como uma anomalia do apêndice xifóide, de nome popular espinhela. Esta doença, ou melhor, esta síndrome, é muito complexa, apresentando uma gama variada de sintomas, conhecida em Portugal e outros países, à qual o povo emprestava grande significação. A espinhela não poderia cair, afirmavam muitos autores, mas relaxar-se ou curvar-se, por várias causas como tosse violenta. Agindo sobre órgãos sotopostos - estômago, diafragma, pâncreas, fígado -, causa gastralgias, vômitos, várias outras perturbações respiratórias, pancreáticas, hepáticas. Hoffmann diz ser a causa de uma languidez de todo o corpo. Era, enfim, o despejo de muito daquilo que não se poderia enquadrar em outras formas nosológicas correntes. Tratavam-na com emplastros, fumigações, beberragens, manipulações mecânicas e até mesmo benzeduras. Este conceito de espinhela caída já existia entre os ameríndios antes da chegada da ação civilizadora.”
(Cantídio de Moura Campos)
Eu espero que isso cure com o tempo (tempo breve) porque dói pra caramba, até pra respirar. Muitos ainda dizem que pode ser causa de quebranto ou mau olhado! Vai saber né? Tanta gente ruim nesse mundão afora! Por isso que eu desejo em dobro tudo o que me desejam por ai! Rsrsr

Concluindo a minha história... E não é que minha mãe tinha razão...


4 comentários:

  1. Oi Jô!
    Há quanto tempo não ouvia um caso de ‘espinhela caída’! [sorrio]
    Um bom alongamento pode amenizar sua dor.
    Parabéns às irmãs pelo blog! Prazer estar aqui! Com tempo, venham rir e chorar com DOROTÉIA, a passiva fumante. º~º http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, as vezes não acreditamos nessas coisas meio "populares", mas essa então é verdadeira! rs

    Beijos
    Blog Make Up Secret Box

    Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  3. Quem nunca ouviu falar nela né? Acho q muita gente. Adoro a sabedoria popular. Tem MUITO fundo de verdade e muita gente nao acredita.
    bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. jo, estou com esse problema de espinhela caida, quanto tempo vc demorou para melhorar, me responda por favor. www.luciacarrarini@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, agradecemos de ♡ !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...